Cirurgia de Otoplastia em Lisboa

Otoplastia (cirurgia às orelhas) - Informações:

  • - Duração média da cirurgia: 2h00 - 4h00 
  • - Tipo de anestesia: anestesia local
  • - Tempo de recuperação: 5 dias
  • - Preços: €1320 - €2000

MARCAR CONSULTA

O QUE É A OTOPLASTIA?

As orelhas são uma parte fundamental do rosto para garantir um equilíbrio harmonioso. Basta haver uma relação desproporcional ou uma posição defeituosa de uma orelha para que a beleza fique comprometida. Por isso, cada vez mais homens e mulheres procuram corrigir este problema através da otoplastia, a cirurgia plástica que tem como objectivo resolver estas situações de incómodo.

Apesar de ser mais conhecida para corrigir orelhas demasiado grandes, a otoplastia é indicada para muitas outras situações. É o caso de malformações genéticas, microtia (quando o bebé nasce sem orelha ou com apenas alguma estrutura muito pequena dela), assimetrias ou casos de orelha constricta (em que esta apresenta uma forma anormal, ou mais enrolada e dobrada do que o habitual).

Também condições causadas por traumas ou acidentes podem ser corrigidas com o recurso a esta intervenção plástica. Entre estes casos, os mais comuns são os popularmente conhecidos como orelha de lutador, causados por determinadas práticas desportivas em que a orelha, devido a hematomas ou inflamações, fica deformada; ou o uso abusivo de brincos alargadores, cujo peso exagerado deforma ou rasga o lóbulo da orelha. Aliás, estes alargadores podem causar outros problemas. Por exemplo, quando as pessoas os deixam de usar, muitas vezes estão insatisfeitas com o tamanho do buraco e é necessário recorrer à otoplastia para os voltar a fechar.


COMPLICAÇÕES ASSOCIADAS

Entre as complicações associadas à otoplastia, encontram-se ainda a perda de sensibilidade da zona intervencionada, que pode ser temporária ou permanente; uma má cicatrização; pequenas assimetrias nas orelhas; a rejeição ou a reacção negativa a produtos utilizados, como os fios de sutura, por exemplo; sangramento abundante; ou a necessidade de retoques posteriores, com recurso a nova cirurgia. Para assegurar um ambiente seguro, deve sempre recorrer a ajuda e aconselhamento especializado. Só assim poderá garantir resultados de acordo com as suas expectativas e sem riscos de maior associados.

Um médico especialista poderá ainda aconselha-lo da melhor forma, em relação ao tratamento e à técnica mais indicada para a sua condição. Além disso, consegue ainda prestar todos os esclarecimentos em relação à otoplastia, mas também em relação à respectiva recuperação. Acima de tudo, é necessário adoptar um postura responsável, sensata e inteligente.

PÓS OPERATÓRIO - OTOPLASTIA

O pós-operatório de uma otoplastia é também muito rápido e simples. A recuperação é feita em casa e na maioria dos casos o paciente recebe alta no próprio dia da intervenção. No entanto, deve ter em conta determinadas preocupações. Por exemplo, na primeira semana deve evitar movimentos bruscos ou qualquer actividade desportiva, apanhar sol em excesso ou situações de frio, assim como o uso de acessórios, como óculos ou brincos.

As dores e um possível inchaço começam a desaparecer ao segundo dia de recuperação, graças à prescrição do médico. Este deverá fazer o acompanhamento de todo o período pós-operatório, para garantir que tudo corre sem problemas de maior. Ao fim de um mês poderá retomar a rotina habitual, incluindo a prática desportiva. Os resultados e os efeitos finais podem ser observados na totalidade também ao fim deste período de tempo.

FALE CONNOSCO: